4º Pedal Consciente busca conscientizar e sensibilizar a população sobre o uso da bicicleta e a preservação do meio

Em termos sustentáveis, pedalar significa não poluir o meio ambiente, não provocar doenças derivadas da poluição e significa respeitar o espaço das outras pessoas e das outras formas de vida. Uma atividade que há 4 anos conscientiza, (re) educa e estimula o uso da bicicleta iniciou-se nesta quinta-feira (15/03) com o pedal urbano em parceria com o grupo Pedal da Hora e Difatto Bike. Os ciclistas se reuniram na Igreja Matriz onde houve a distribuição do material educativo do Pedal e também as placas para o domingo (18/03) que ocorrerá o trajeto rural, com nível intermediário de 22Km, onde os participantes observarão diferentes espécies de aves, como araras por exemplo.

O pedal terá sua concentração na praça matriz às 7h30 onde será realizado testes de glicemia antes e depois do passeio garantindo uma análise clínica preventiva, promovendo segurança à saúde dos atletas. Em seguida, a saída será para o Jardim Aeroporto sentido estrada para Fama. Durante todo o trajeto haverá acompanhamento de carro de suporte/manutenção e água à disposição de todos (as) ciclistas. O intuito do pedal, além de oferecer uma vivência na natureza utilizando a bicicleta como meio de transporte, traz a oportunidade de um olhar diferente junto a valorização e respeito ao meio que estamos inseridos. Por isso na parada do pedal haverá observação das aves presentes, raras e de beleza única, tornando a atividade extremamente dinâmica e recompensadora. A observação de aves possibilita integrar com a natureza e conhecer melhor o meio que nos cerca. No retorno do pedal, haverá um café da manhã com frutas e sucos da estação para repor as calorias e finalizar o passeio ciclístico com sorteio de brindes.

Ter uma atitude sustentável é adotar ações que mantenham o equilíbrio entre o que precisamos consumir hoje e a conservação dos recursos para as próximas gerações. A certificação – Eu PISO Verde – cumpre essa proposta oferecendo um calendário anual de intervenções socioambientais para toda a sociedade. Confira aqui o calendário e participe! Faça a sua parte, desempenhe seu papel social tomando ações que não comprometam a sustentabilidade.

 

Essa ação socioambiental é realizada através da iniciativa privada das empresas: PISO Ambiental, Farmácia Bernardes, Bar da Cocobongo, Diffato Bike, Cafeteria Don´ana e Saudemia, e também do apoio do Pedal da Hora, da Igreja São José e Dores, Guarda Municipal, UNIFAL, Secretaria de Educação e Cultura e Prefeitura Municipal de Alfenas.

Acesse o evento: https://goo.gl/iqQrDs

 



Formada em Comunicação Social e especializada em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Sul de Minas, atualmente é diretora de comunicação sustentável da PISO Ambiental, escreve para portais de comunicação, é mãe de duas cachorras, adora cuidar da sua horta e inventar comidas vegetarianas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.