Aniversário de Machado conta com intensa programação cultural

Aniversário de Machado promete agitar a cidade essa semana

Aniversario

Aniversário de Machado promete agitar a cidade com diversos eventos culturais (Foto: Divulgação)

O aniversário de 136 anos de Machado se aproxima e a cidade vai contar com intensa programação cultural e vários eventos. A realização é uma organização conjunta das secretarias de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente; Cultura, Turismo e Esportes; Desenvolvimento e Promoção Social; Educação; e Saúde. O tema das festividades, este ano, é “Machado, terra querida, terra dos cafezais”.

As comemorações têm início no próximo domingo, dia 10, com uma “rua de lazer” organizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social. Os moradores dos bairros Santa Luiza I e II e Vila Formosa vão contar com apresentações artísticas, gincana pais & filhos, competições, atores e voluntários do esporte promovendo atividades durante toda a manhã.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente promove, no mesmo local, o “Domingo Verde”, com plantio de árvores para mobilização em prol do meio ambiente e arborização da cidade, em parceria com o Codema, o SAAE e o CRAS. A partir das 8h, em frente ao CRAS.

O feriado do dia 13, quarta-feira, conta com intensa programação o dia todo. Pela manhã, às 8h, haverá cerimônia de hasteamento da bandeira, no coreto da Praça Antônio Carlos. Em seguida, a Secretaria de Saúde realiza a inauguração do PSF Unidade de Saúde CESAN, no Jardim Chamonix (antigo Parque de Exposição), às 9h 30min.

No período da tarde, a Secretaria de Educação promove desfile de bandas e fanfarras na Praça Antônio Carlos, seguido de apresentações artísticas das escolas da cidade, no Epidauro. Evento que começa às 13h.

Fechando o dia, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte traz a Sinfonia das Águas, concerto com a Sinfônica do Conservatório de música de Poços de Caldas. Quem abre a apresentação é a Banda Musical Corporação de Machado, a partir das 19 horas. Durante os eventos, haverá praça de alimentação temática do café e exposição de produtos da Feira da Família de Machado, a feira livre da agricultura familiar.

No dia 14, às 20 horas, a Casa da Cultura recebe apresentação do trio Pipoca Jazz. O trio formado por Felipe Dias (piano), Júlio Melo (baixo) e Fabinho Guido (bateria) tem em seu repertório temas de grandes compositores da música nacional e internacional, como Antônio Carlos Jobim, João Donato, Hermeto Paschoal, Marcos Valle, Chico Buarque, Miles Davis, Herbie Hancock, Thelonious Monk, Michael Jackson, George Gershwin, entre outros.

Nos dias 15 e 16 também acontece a tradicional Marcha para Jesus, com grandes shows e entrada gratuita, basta levar 1kg de alimento não perecível. Na sexta-feira (15), o público recebe Restaurus e David Quinlan, a partir das 20 horas. No sábado, os shows ficam por conta de Fernandinho e Eli Soares, a partir das 19h 30min, no pátio da Coopama.

No dia 16, pela manhã, a Secretaria de Agricultura promove o lançamento da feira livre a agricultura familiar na Praça São Benedito. A feira recebeu o nome de Feira da Família de Machado e vai contar com produtos de hortifrúti, alimentos processados e artesanatos. A partir das 7 horas da manhã.

Fechando as comemorações, no domingo, dia 17, tem início do Campeonato Rural de Futebol Amador 2017, com torneio no Estádio Municipal Walter Mattos Reis, a partir das 14 horas. À noite, no Epidauro, tem mostra de cinema Falsete, que é o primeiro documentário de longa-metragem sobre a música do Sul de Minas Gerais. Ao longo do documentário 10 compositores são entrevistados em mais de 15 cidades sul mineiras que foram utilizadas como locação do filme, que tem uma fotografia privilegiada por belas paisagens. Os curtas-metragens “Um canto para dormir” e “A Bailarina” integram a programação da mostra de cinema.

Programe-se, traga sua família e venha comemorar os 136 anos de Machado.

Programação:

 Dia 10

08 horas

– Rua de Lazer, com gincanas, competições e apresentações

– Domingo verde – plantio de árvores

Santa Luiza I e II e Vila Formosa – na rua em frente ao CRAS

Dia 13

08 horas

– Hasteamento da bandeira

Praça Antônio Carlos

9h 30min

– Inauguração PSF – Unidade de Saúde CESAN

Jardim Chamonix (antigo Parque de Exposição)

13 horas

– Desfile de bandas e fanfarras

– Apresentações artísticas das escolas de Machado

Praça Antônio Carlos

19 horas

– Abertura – Sinfonia do Café

Banda musical Corporação de Machado

Epidauro

20 horas

– Sinfonia do Café

Concerto inédito – Sinfônica do Conservatório de Música de Poços de Caldas

Epidauro

Dia 14

20 horas

– Concerto instrumental com Trio Pipoca Jazz

Casa da Cultura

Dias 15

20 horas

– Marcha pra Jesus

Pátio da Coopama, Santo Antônio

*evento particular, entrada: 1kg de alimento não perecível

Dia 16

7 horas

– Inauguração da Feira da Família de Machado (feira livre)

Praça São Benedito

20 horas

– Marcha pra Jesus

Pátio da Coopama, Santo Antônio

*evento particular, entrada: 1kg de alimento não perecível

Dia 17

14 horas

– Abertura campeonato rural

Estádio Municipal Walter Mattos Reis

20 horas

– Mostra de Cinema Falsete

Epidauro Praça Antônio Carlos




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.