Sala Minas Gerais recebe apresentação gratuita da Banda Sinfônica de Poços de Caldas

Concerto gratuito é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Codemig, com o objetivo de democratizar o acesso a uma das melhores salas de concerto do mundo e privilegiar a formação de público para a música clássica

banda

Banda Sinfônica de Poços de Caldas (Foto:

Considerada uma das melhores salas de concerto do mundo e acostumada a receber grandes nomes da música sinfônica internacional, a Sala Minas Gerais abre suas portas para o interior do estado, com o claro objetivo de promover a democratização do acesso, além contribuir para a formação de público para a música clássica. No próximo sábado (28), o local serve de palco para a apresentação da Banda Sinfônica de Poços de Caldas. Com entrada franca, o concerto tem regência do maestro Juliano Marques Barreto. O evento é promovido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), e tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura.

Criada há cinco anos pelo maestro Juliano Marques Barreto, a Banda Sinfônica de Poços de Caldas possui 48 músicos, entre professores e alunos dos cursos de sopro e percussão do Conservatório de Poços de Caldas.

Apesar de pouco tempo de estrada, o conjunto já se apresentou no Uruguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além da capital mineira. Fazem cerca de vinte apresentações ao ano, mas o concerto na Sala Minas Gerais tem um gostinho especial. “Poder mostrar todo o trabalho, dedicação e amor à música, em um espaço como a Sala Minas Gerais, nos fascina. O fazer cultural não está restrito aos grandes centros, e, dentro desse entendimento, o convite da Codemig vem ao encontro da consolidação e do reconhecimento do nosso projeto. Estamos muito felizes”, ressaltou o maestro Juliano Marques.

A banda irá apresentar um repertório variado, que vai de óperas de compositores eruditos, como Bizet, a arranjos para clássicos do rock, como canções do Led Zeppelin. “Nós queremos mostrar como é a cara de uma banda Sinfônica na Sala Minas Gerais, tocando transcrições eruditas, obras originais, e finalizando com música popular de altíssima qualidade”, comenta Juliano.

Os ingressos podem ser retirados, gratuitamente, na bilheteria, meia hora antes do espetáculo.

SALA MINAS GERAIS

Inaugurada em fevereiro de 2015, a Sala Minas Gerais, construída pela Codemig no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, incluiu o estado no roteiro de grandes concertos internacionais de música erudita. Com capacidade para 1,4 mil espectadores, o imóvel foi projetado com alta tecnologia e possui acústica comparável às melhores salas do mundo. Além disso, oferece salas de ensaio individuais e coletivas, infraestrutura para gravações de áudio e vídeo, iluminação cênica, pontos de apoio para equipes de televisão e instalações acessíveis a portadores de necessidades especiais.

 

PROGRAMA DO CONCERTO

  • Persis Overture – James L. Hosay
  • Carmen Fantasie – Georges Bizet

Solo: Leonardo Faria

  • Novena, Rhapsody for Band – James Swearingen
  • The Great Locomotive Chase – Robert W. Smith
  • Suite Pernambucana de Bolso – Maestro Duda

I – Caboclinho

II – Serenata

III – Côco

IV – Frevo

  • An American in Paris – Geoge Gershwin

Solo: Otávio Quartier

  • Pirates of the Caribbean, Symphonic Suite – Klaus Badelt

Arranged by John Wasson

  • West Side Story – Leonard Bernstein

Arranged by Naohiro Iwai

  • Led Zeppelin on Tour – Led Zeppelin

Arranged by Patrick Roszell

 

SERVIÇO

APRESENTAÇÃO DA BANDA SINFÔNICA DE POÇOS DE CALDAS NA SALA MINAS GERAIS

Data: 28/10/2017

Horário: 20h

Local: Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1.090 – Barro Preto, Belo Horizonte)

Entrada: Gratuita – ingressos disponíveis para retirada na bilheteria 30 minutos antes do evento




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.