Centro de Referência de Atendimento às Mulheres é criado pela Prefeitura

Prefeitura faz parte de uma rede de proteção que envolve diversos órgãos unidos para dar assistência às vítimas de violência doméstica

centro

Prefeitura cria Centro de Assistência à Mulher (Foto: Reprodução/Ascom)

O Prefeito Luiz Antônio da Silva assinou Decreto 2.028, de 26 de janeiro de 2018, que cria o CRM (Centro de Referência das Mulheres de Alfenas). A solenidade aconteceu no domingo, 28 de janeiro, no Teatro Municipal de Alfenas. Estiveram presentes à cerimônia, integrantes do Governo do Estado de Minas, secretários, coordenadores, servidores municipais e grupos religiosos de raiz africana; Tendas Espírita de Umbanda Caboclo Pena Branca e Candomblé Jurema de Alfenas.

A criação do Centro de Referência e Atendimento às Mulheres está inserida dentro do programa de Políticas Públicas para as Mulheres, Promoção da Autonomia e Enfrentamento à Violência, do Governo Federal, desde 2016. A realização das ações do CRM é da SEDPAC – Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania do Estado de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Igualdade Racial e Subsecretaria das Mulheres.

O compromisso da Administração Municipal é valorizar o atendimento especializado à mulher em Alfenas, e essa, é uma das ações previstas no Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

O Centro de Referência e Atendimento às Mulheres em Situação de Violência de Alfenas está vinculado a Coordenadoria Municipal dos Direitos e Defesa da Mulher, com o objetivo de prestar atendimento multiprofissional às mulheres em situação de violência, mais uma ação integrada do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas.

“Será um instrumento de combate à violência doméstica, e acolhimento da mulher vítima de agressão”, disse Luizinho. O prefeito agradeceu ao Secretário Nilmário Miranda e ao Governador Pimentel, pela doação de três computadores, que serão direcionados ao trabalho na área de Igualdade Racial e um carro para o CRM – Centro de Referência das Mulheres de Alfenas.

O Governo do Estado também lançou em Alfenas, a Patrulha da PM, que faz parte de uma rede de proteção que envolve o Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e a Prefeitura de Alfenas. São diversos órgãos envolvidos numa rede de assistência às vítimas de violência doméstica.

O Centro de Atendimento às Mulheres de Alfenas irá funcionar num espaço onde estão integrados vários órgãos de apoio à mulher vítima de violência, com trabalhos realizados por uma equipe multidisciplinar, equipe técnica composta por psicólogas, assistentes sociais, advogadas, educadores sociais, administrativos e serviços gerais.

O CRM irá prestar acolhida, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência, entre elas; violência doméstica e familiar, sexual, patrimonial, moral, física, psicológica, tráfico de mulheres, assédio sexual e assédio moral.

A inauguração do CRM está prevista para o dia 8 de março de 2018, em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”. O espaço está interligado ao CREAS, que fica na rua Tiradentes, 1.074, no centro de Alfenas. O centro funcionará nos dias úteis de 8 às 17 horas, dispondo do suporte de plantão social já existente, nos demais horários.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.