Deputado Emidinho Madeira apresentará resultados do MAIS GENÉTICA

Projeção é de que a iniciativa vai gerar quase R$ 15 milhões de giro positivo

Poliesportivo do Instituto Federal de Muzambinho ficou lotado (Foto: Divulgação/ASCOM)

Um grande evento está sendo preparado pelo mandato do deputado estadual Emidinho Madeira, idealizador do Mais Genética, em parceria com o Instituto Federal – IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e o governo de Minas, através da Emater, na próxima sexta-feira (29/06), na sede do instituto, a partir das 8 horas da manhã. Além dos números que serão apresentados, o púbico presente terá a oportunidade de assistir palestras de especialistas de nível nacional e internacional ligados ao setores de produção de leite e corte (ver anexo). O Mais Genética já Está em pleno funcionamento em mais de 30 cidades do Sul e Sudoeste de Minas e conta com o apoio importante das prefeituras, que mantêm os inseminadores e seu deslocamento, além de repor o nitrogênio dos botijões para conservação do sêmen.

Segundo cálculos da assessoria do deputado, baseados em dados extra-oficiais, em apenas dois anos o Mais Genética já pode ter gerado renda em torno de R$ 15 milhões com a expectativa de nascimento de 10 mil crias entre machos e fêmeas dentro do prazo de um ano. Para o deputado Emidinho Madeira o Mais Genética melhora a qualidade de vida de pequenos produtores na prática porque disponibiliza material genético de alta qualidade a custo zero. “Muitos produtores ainda evitam inseminar o gado devido as perdas de material e mão-de-obra com o consequente aumento de custo. Agora com o acesso ao sêmen de qualidade e inseminador disponível para fazer o serviço na propriedade, tudo gratuito, o produtor não pensa duas vezes. Em pouco tempo nós vamos ter centenas de produtores com um gado melhorado geneticamente graças a essa iniciativa. Não podemos deixar de agradecer o apoio e o empenho do Instituto Federal de Muzambinho, através do professor Luiz Carlos, nosso amigo e uma pessoa que se dedica de corpo e alma ao desenvolvimento regional, ao governo de Minas através da Emater, na pessoa do gerente Cláudio Bortolini, que tem se dedicado para que todas as aquisições sejam realizadas de modo a dar agilidade nas ações do Mais Genética e também às prefeituras das cidades participantes e aos sindicatos rurais. Tenho certeza que essa iniciativa vai crescer ainda muito mais”, ressaltou o deputado Emidinho Madeira.

Deputado Emidinho Madeira com a primeira novilha do Mais Genética (Foto: Divulgação/ASCOM)

O evento é aberto ao público em geral. Haverá ainda a entrega de certificação e exposição de 30 animais nascidos no Mais Genética em uma mini-fazenda estilizada especialmente para o evento. Na ocasião também serão entregues 60 medidores de umidade para municípios do ConCafé e 6 motos para atender cidades do Mais Genética, com recursos provenientes de emendas parlamentares do deputado Emidinho Madeira.

 

ALGUNS NÚMEROS DO MAIS GENÉTICA:

– 24 MIL DOSES DE SÊMEN JÁ ADQUIRIDAS

– 13 MIL VACAS INSEMINADAS

– 63 BOTIJÕES DE SÊMEN DISTRIBUÍDOS

– 57 MOTOS PARA OS INSEMINADORES

– 73 INSEMINADORES CAPACITADOS

– 31 CIDADES OFICIALMENTE NO MAIS GENÉTICA – (58 ATENDIDAS NO TOTAL)

– INSTRUMENTAL DE INSEMINAÇÃO (LUVAS, BAINHAS, PIPETAS)




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.