Empreendedoras planejam a 1ª Rodada de Negócios de Mulheres

Empreendedoras

O grupo de empreendedoras planeja a 1ª Rodada de Negócios de Mulheres (Foto: Alessandro Emergente/Alfenas Hoje)

Um grupo de empreendedoras, que tem crescido a cada dia, promoverá no próximo sábado, das 9h às 17h no Mundo Mix Shopping, a 1ª Rodada de Negócios de Mulheres em Alfenas. O evento é o primeiro promovido por um grupo organizado por mulheres do mundo dos negócios.

A 1ª Rodada de Negócios de Mulheres reunirá empresas de Alfenas e da região que são comandadas por mulheres. No local haverá exposição de serviços e produtos dessas empresas, que abrange diferentes segmentos. Serão disponibilizados ao público demonstração de produtos e serviços, que incluem dança, artesanato, estética, pilates, o ramo de alimentação e farmácia, entre outros. Haverá ainda um espaço para recreação infantil, com monitoria e distribuição de pipoca e algodão doce.

“É uma forma das empreendedoras apresentarem e expandirem os seus negócios”, explica Adaiby Gonçalves, analista do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e que atua dando consultoria ao grupo.

O grupo de empreendedoras começou com um movimento de empoderamento feminino num grupo de whatsapp e logo se expandiu. Passou a se reunir para discutir temas ligados ao empreendedorismo e participar de eventos relacionados ao mundo corporativo.

As empreendedoras têm se reunido mensalmente na sede do Sebrae, em Alfenas, para discussão de temas ligados ao empreendedorismo. As reuniões, que ocorrem toda primeira terça-feira de cada, são chamadas de TPM. Lá, as empreendedoras trocam experiências sobre negócios e participam de palestras.

O Sebrae atua como fomentador do grupo, oferecendo apoio estrutural e com orientações. Parte das empreendedoras, que estão no processo de formalização, podem, por exemplo, contar com o apoio da equipe técnica. Esse tipo de assessoria é prestado gratuitamente como parte da missão do serviço que integra o Sistema S.

No grupo de whatsapp, onde há troca de informações sobre o mundo corporativo, já são mais de 160 mulheres e esse grupo não está fechado. As empreendedoras que queiram participar podem entrar em contato com o Sebrae, pelo telefone (35) 3292-3696, responsável pela intermediação.

Participação feminina cresce mais do que a dos homens

As mulheres à frente dos negócios têm sido uma realidade cada vez mais comum. Elas já são maioria entre os empreendimentos iniciais (com até três anos e meio), passando de 49%, em 2014, para 51,5% dos negócios abertos em 2016.

Em relação a empresas com mais de 3 anos e meio de vida, a participação feminina cresce mais que a dos homens. A taxa entre as mulheres no comando desses empreendimentos é de 15,4%, enquanto que o segmento masculino somou 12,6% de participação. Os dados são do estudo Global Entrepreneurship Monitor 2016, realizado nacionalmente pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).

Serviço:
O que é: 1ª Rodada de Negócios de Mulheres
Quando: sábado (12 de maio)
Horário: 9h às 17h
Onde: Mundo Mix Shopping
Endereço: Rua Coronel Laurindo Ribeiro, 160 – centro de Alfenas
Entrada: Gratuita

Disponível em:http://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=16006




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.