Nos dias 14 a 16/05, Pint of Science estará em Alfenas e Poços de Caldas

Nos dias 14 a 16/05, Pint of Science será promovido pela UNIFAL-MG nas duas cidades mineira

Nos

Nos próximos dias 14, 15 e 16/05, as cidades de Alfenas e Poços de Caldas farão sua estreia no Pint of Science em grande estilo. Durante os três dias do festival mundial de divulgação científica, edição realizada em Alfenas e em Poços de Caldas pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, pesquisadores das duas cidades e de outras localidades vão conversar com o público sobre temas universais como Astrofísica, Inteligência Artificial, Educação, Saúde, Evolução, Origem e Destino da Vida, Mudanças Climáticas, Energia Nuclear, História da Humanidade e do Universo, como também sobre temas locais como a História Geológica de Poços e o Direito à Cidade e às Águas.

A proposta dos bate-papos marcados para os três dias de evento é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento.

De acordo com a professora Márcia Cordeiro, coordenadora da edição de Alfenas do Pint of Science, que acontecerá nos bares Hot Batata e Seu Boteco, o evento é uma oportunidade de conversar sobre ciência de uma forma irreverente e, ao mesmo tempo, inclusiva. “Os temas, que podem ser considerados complexos, são tratados com rigor científico, mas em um ambiente bem diferente da universidade e isso os deixa ‘mais leves’ podendo despertar ainda mais o interesse do público presente”, explica.

Em Poços de Caldas, o festival acontecerá no bar Justo no Terraço e no New York Pub, onde o público poderá entender, de forma descontraída, como funciona a pesquisa científica e descobrir dificuldades e belezas da ciência. “Poder falar com as pessoas sobre a Origem do Universo, da Humanidade e da Vida, sob a luz da ciência é fundamental. Os cientistas não podem se omitir na discussão de temas tão importantes na vida das pessoas”, comenta o professor Fernando Gardim, coordenador do evento no município. Segundo o professor, trazer pesquisadores para discutir sobre se há ou não há mudança climática, ou como nossa sociedade está mudando devido às novas tecnologias e novas formas de economia é uma oportunidade incrível para todos os envolvidos. “Qual morador nunca se perguntou: Poços está localizado na boca de um vulcão? E nossas águas, serão sempre abundantes, ou continuarão inundando o centro da cidade?”, indaga.

Outros destaques deste primeiro ano de participação de Poços de Caldas são a presença dos pesquisadores Carlos Wuensche , Diógenes Galetti e Joel Rodrigues , referências nas áreas de Astrobiologia, Física Nuclear e Internet das Coisas, e a conversa sobre o uso de técnicas de design de games em nossa vidas.

nos

PROGRAMAÇÃO:

Alfenas
Bares Hot Batata e no Seu Boteco (antigo Bar do Otávio), a partir das 19h

Poços de Caldas
Bares Justo no Terraço e no New York Pub, a partir das 19h30
A entrada é gratuita e o participante paga apenas o que for consumido nos estabelecimentos. O evento não emite certificado de participação.

A programação completa está disponível nos sites www.pintofscience.com.br/events/alfenas e https://pintofscience.com.br/events/pocosdecaldas. Não há necessidade de inscrição.

Mais informações sobre o evento em Alfenas pelo e-mail marcia.unifal@gmail.com ou pelo telefone (35) 3701-9713; ou em Poços de Caldas pela página no Face do evento local.

Pint of Science

De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea. No Brasil, o festival foi realizado pela primeira vez em São Carlos-SP, em 2015. Este ano, serão 56 cidades das cincos regiões brasileiras a sediar o evento. A programação conta com cerca de 500 bate-papos sobre assuntos científicos em diversas áreas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.