Nova Lei de Migração movimentará mercado de trabalho brasileiro em 2018

Nova Lei vai estreitar as relações do Brasil com países estratégicos

nova

Nova Lei de Migração lança um novo olhar sobre os estrangeiros e retomada da economia devem facilitar chegada de mão de obra especializada (Foto: Reprodução)

Desde o dia 21 de novembro, quando entrou em vigor no país a Nova Lei de Migração, empresas e órgãos têm mostrado algumas dificuldades em se adaptarem às novas condições, cenário que, segundo a advogada Marta Mitico, da Br-Visa (www.br-visa.com.br), deve continuar por alguns meses. A especialista assegura, porém, que a maior facilidade para a vinda de estrangeiros, somada à retomada gradual do crescimento econômico em 2018, devem trazer uma onda de trabalhadores especializados para o país.
Abrir as portas para os imigrantes significa estreitar relações do Brasil com países estratégicos – como os BRICs, os do Sudeste Asiático e os próprios Estados Unidos –, dar vez à vinda de investidores e movimentar mercados internos, como os de infraestrutura, energia e tecnologia, de acordo com Marta. “Devem entrar no país profissionais de diversos níveis, para ocupar funções técnicas, de estratégia, postos de comando, entre outros. As perspectivas, então, são animadoras”, explica a advogada.
Entre as mudanças mais significativas implantadas pela nova Lei, na visão da especialista, está a extinção do visto permanente; agora vale apenas o temporário, para profissionais técnicos que desempenharão uma função por determinado período e investidores ou diretores. Estes últimos, ao final do prazo, poderão requerer a residência. Outro ponto que foi descomplicado é o procedimento para obtenção do visto de assistência técnica, o qual exigia que as empresas recorressem aos consulados de cada país por onde o profissional já passou, e agora requer apenas a liberação junto ao Ministério do Trabalho, com todas as documentações digitalizadas. “São resoluções coerentes, apropriadas, e que aumentam a praticidade do processo”, afirma.
Assessoria corporativa de estrangeiros
Para auxiliar a chegada e permanência de profissionais no Brasil, as companhias têm a opção de recorrer a consultorias, como a Br-Visa, que indica o encaminhamento legal e auxilia na elaboração do processo de regularização de visto. Além disso, a empresa também orienta na obtenção de documentos pessoais brasileiros e na realocação no país – indicações de moradia, escola, locais para praticar esportes, entre outros. “Acompanhamos de perto todo o desenrolar da aplicação da nova Lei e estamos preparados para ajudar quem migrar para o Brasil. Queremos garantir que os imigrantes sejam bem recebidos e auxiliados, então oferecemos um portfólio completo de serviços”, declara Marta, que é uma das fundadoras da empresa.
Sobre a Br Visa
Empresa especializada na obtenção de vistos e documentos necessários à entrada e permanência de migrantes no Brasil. Auxilia profissionais brasileiros e migrantes na obtenção de vistos de negócios, turismo, trânsito e trabalho para outros países. Conta com escritórios em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Foi fundada em Brasília em 2012. www.br-visa.com.br.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.