Por trás dos bastidores de uma funerária

Há quase 30 anos atuando no ramo, Sr. Luiz Antonio Rodrigues conta sobre a rotina da preparação de corpos para velórios e a responsabilidade das certificações adquiridas

funerária

Potira Narjara, Luiz Antonio Rodrigues e  Marilene Lemos Vilela Rodrigues (Foto: Divulgação)

Da mesma forma que nós nos preparamos para nascer, também temos que nos preparar para a morte, e entender que ela faz parte do nosso ciclo de vida. É importante que a sociedade de uma forma geral discuta sobe essa temática, compreendendo que este momento não é fácil para os familiares que precisam organizar todo o processo funerário, cremação e detalhes do sepultamento.

Os vintes e oitos anos dedicados ao oficio fúnebre fazem com que o Sr. Luiz trate o lidar com mortos um serviço muito especial, feito até com mais dedicação e profissionalismo do que outras profissões e que ainda requer muita tranquilidade e habilidade para tratar os familiares numa hora muito difícil. Diretor do SIM- Funerária Santo Antônio, pioneira na região, e desde 2011 em Alfenas, Sr. Luiz conta que a rotina da funerária é lidar com o processo completo de acompanhamento da pessoa falecida, que começa no atendimento dos familiares, preparo do corpo, tanatopraxia, ornamentação da urna, traslado para velório e cortejo fúnebre. Aparentemente, são essas etapas de preparo com o funeral, mas nos bastidores, a rotina é ainda maior. É preciso estar sempre a postos para uma eventual emergência. A rotina de trabalho é instável, não tem listagem de atendimentos por isso é preciso manter sempre uma equipe à prontidão mesmo sabendo que haverá semanas sem nenhuma ligação.

funerária

Funerária Santo Antônio – Unidade de Alfenas (Foto: Divulgação)

A tanatopraxia, um dos serviços prestados pela SIM, é uma técnica cientifica de desinfecção interna e externa do corpo, permitindo que o corpo tenha uma aparência natural, livre de riscos a saúde publica e podendo ser velado por mais tempo, onde recupera-se a aparência quase cem por cento.

funerária

Laboratório de Tanatopraxia unidade Alfenas (Foto: Divulgação)

funerária

Laboratório de Tanatopraxia unidade Alfenas (Foto: Divulgação)

O serviço funerário é subordinado às leis sanitárias do país e precisa de alvará sanitário para o desempenho de suas atividades afins: “Somos a 23ª funerária no Brasil com Plano Funerário regulamentado pela lei 13.261/16 e certificada criteriosamente pela ABREDIF – Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário. Trabalhamos com ética, responsabilidade e principalmente compromisso com nossa equipe e clientes’’ – orgulhoso, Sr. Luiz destaca sua adequação às leis federais, estaduais e municipais, que regulam este serviço no Brasil e finaliza com seu entusiasmo pelo crescimento do seu empreendimento.

“São muitos anos na profissão e uma única certeza, todos temos o seu dia em especial para o encontro com nosso Criador, o Grande Arquiteto do Universo.” – finaliza Sr. Luiz.

23ª funerária no Brasil com Plano Funerário regulamentado pela lei 13.261/16




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.