Prefeitura inicia programa de castração de animais de rua em Alfenas

Prefeitura Municipal de Alfenas realiza o evento em parceria com empresas da iniciativa privada e ONGs

(Foto: Divulgação/ASCOM)

A Prefeitura Municipal de Alfenas por meio da Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira (18) a castração de animais abandonados nas ruas. O PROSAN – Programa de Saúde dos Animais, foi idealizado em parceria com as entidades de Proteção dos Animais de Alfenas (ONGS), que tem por objetivo a redução da quantidade de cães nas ruas da cidade. A castração é apenas para animais de rua a princípio, que serão recolhidos pelas ONGs de Proteção dos Animais. Caso haja um cão na rua e tenha necessidade de castração, o cidadão deve acionar a ONG que irá fazer o recolhimento do animal e encaminhará para atendimento nas clínicas cadastradas no programa municipal.

(Foto: Divulgação/ASCOM)

O período de estadia dos animais na Casa de Recuperação Ana Paula Maida é de 40 dias até seu restabelecimento, sendo depois levado para adoção. Se porventura o animal não for adotado ele volta para a rua, mas castrado e vacinado, tornando assim, um cão comunitário ao convívio com as pessoas. A Casa de Recuperação Ana Paula Maida fica na rua Tiradentes, 3.746, bairro Jardim São Carlos.

Ao todo serão castrados 20 animais por mês recolhidos das ruas, esta é uma requisição a ser cumprida 10 horas de jejum e 02 horas de hídricos (sem água), são necessárias para evitar efeitos colaterais nos animais durante o procedimento. A castração dos animais será realizada nas duas clínicas veterinárias credenciadas pela Prefeitura, Tia Vet Clínica Veterinária e o Pet Shop do Patinho com uma equipe de profissionais altamente preparada e capacitada.

(Foto: Divulgação/ASCOM)

Todos os animais que passam pelo PROSAN recebem um microchip de identificação ou uma tatuagem na parte inferior da orelha para os animais castrados. O evento ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas, empresas da iniciativa privada e ONGs. “É a soma de esforços e somente desta forma será possível alcançar o resultado necessário para o combate de doenças, controle populacional de animais e principalmente a conscientização sobre o tratamento adequado”, ressaltou Marta Pelegrin, responsável pelo PROSAN – Programa de Saúde dos Animais de Alfenas.

O prefeito Luiz Antonio da Silva expressou em redes sociais: Compromisso, dia histórico para o município. “Primeira castração do nosso programa para atender animais não domiciliados, de rua. Um avanço”, disse o prefeito. Finalizou parabenizando a todos que tanto lutaram por esse momento, e acrescentou “a Shakira foi a primeira, e já tem um lar, foi adotada.”

PROGRAMA DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS

(Foto: Divulgação/ASCOM)

O programa é fruto de convênio firmado com as empresas privadas e Ongs de Proteção de Animais do município, cujo objetivo principal é o apoio aos animais de rua em vulnerabilidade, incluindo o programa de castração. A fim de atender à demanda da população, ONGs e protetores independentes, o Município criou o fundo destinado para execução do projeto.

Em caso de animais abandonados recebem um chip de identificação, colocado enquanto estão anestesiados, que identifica o local onde vivem. Os cuidados do pós-operatório dos animais abandonados são resgatados previamente e após a castração doados ou devolvidos à via pública, conforme determina lei municipal.

 

SMEC divulga resultado do sorteio para audição das bandas de Rock

A Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas realizou nesta terça-feira (19/06) o sorteio das bandas e dos horários e ordem para apresentação de audição das bandas de Rock, que irão se apresentar no próximo dia 26 de junho, no prédio II do Centro Municipal de Música Profa. Walda Tiso Vieira (Conservatório de Música de Alfenas), atendendo as exigências descritas no Edital de Credenciamento Nº 002/2018.

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALFENAS

ASCOM – ASSESSORIA DE IMPRENSA

TELEFONES: (35) 3698-1303 / 98414-6721




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.