Ação do calendário socioambiental Eu Piso Verde 2018 realiza CINEVERDE em Alfenas

Evento do calendário socioambiental aconteceu na Praça de Alfenas para levar informação, conscientização e mobilizar a cidade 

Participantes do CINEVERDE na praça de Alfenas (Foto: Divulgação/ASCOM)

O Brasil se tornou o quarto maior gerador de resíduos sólidos no mundo, mesmo com toda a crise econômica impactando sobre o poder de compra da população. A quantidade de lixo urbano produzida no país nos últimos anos totalizou 80 milhões de toneladas. Desses resíduos, mais de 50% deles, são compostos orgânicos e cerca de 30% de materiais recicláveis, portanto 80% pode ser reaproveitado e reciclado e assim diminuir a degradação ambiental.

Para falar dessa temática ambiental a empresa Piso Ambiental realizou o Cineverde na Praça, para levar informação, conscientização e mobilizar a cidade com esse tema tão necessário e atual. A ação contempla o calendário socioambiental Eu Piso Verde que empresas da cidade aderem e realizam juntamente com a PISO ações mensais em Alfenas. Os estabelecimentos podem aderir a certificação através do contato direto com a empresa PISO Ambiental adequando-se na agenda e nas ações oferecidas periodicamente, e assim reforçar com efetividade melhorias na vida de todos.

Com apoio da Secretaria de Cultura e Educação, um telão inflável foi instalado na Concha Acústica e as empresas certificadas levaram uma sessão de cinema com direito a pipoca e suco natural. O filme trazido pelos organizadores foi ‘Catadores de Sonhos’, onde todos os participantes puderam refletir sobre o papel dos agentes ambientais (catadores de lixo) e como a ajuda de cada um pode ser benéfica à sociedade.

Após a exibição do curta metragem, houve uma roda de conversa sobre a temática ambiental onde grandes representantes da cidade estiveram presentes, levando seus conhecimentos e trocas de informações. Alisson Vitor, da Alison Sucatas, Serviço Ambiental de Coleta Seletiva, é uma grande satisfação ser responsável pela coleta seletiva de forma que já vê nas pessoas uma reeducação dos seus hábitos.

“No Jardim Aeroporto as pessoas estão tirando o lixo com sacolas diferenciadas, para coleta seletiva vai de um jeito e para o lixo comum já destacam de outro, vejo melhoria e tenha esperança de que estamos salvando o planeta a cada instante. Hoje que estou aqui, a coleta não foi realizada, e vai tudo para o mesmo lugar, o aterro. Sei da importância do meu trabalho e busco a cada dia me aprimorar para salvar as próximas gerações. ” Saulo Rocha é professor e mestrando em Ciências Ambientais – Gestão de Resíduos e disse sobre a importância da democratização do espaço público para que sejam usados de forma educativa e preventiva. “Esse momento é uma conquista para a cidade, essas ações também têm que estar dentro das escolas”.

Outros participantes da roda, como o coordenador da Alfenas Ambiental Rodolfo Padrão e Julieta Moreira, representante da UNIFAL e do Codema, reforçaram sobre a importância da consciência ambiental e medidas de reeducação da população para que juntos com os órgãos que representam possam agir a fim de minimizar os impactos causados diariamente no planeta. “Precisamos pensar globalmente e agir localmente.” enfatiza Julieta, que também falou sobre a “Campanha de Lixo Eletrônico” que foi lançada durante o evento e que entre os dias 21 de Maio e 04 de Junho terão diversos pontos de coleta para destinação correta desse resíduo.

Um telão inflável foi instalado na Concha Acústica com direito a pipoca e suco natural (Foto: Divulgação/ASCOM)

Os participantes também fizeram suas perguntas e interagiram na roda de conversa proposta pela mediadora do filme, diretora de gerenciamento de resíduos da PISO Ambiental, Mariana Raniero. Um dos participantes era uma mulher com dois filhos, gari que falou sobre seu trabalho e sobre a necessidade em caráter de urgência de políticas públicas. “A falta de educação das pessoas é vergonhoso, recolho com carinho, mas falta bom senso e punição à eles. Meus filhos em casa já sabem o que é reciclável, o que dá pra usar novamente e o que jogamos no lixo comum, a educação começa em casa.”

Para finalizar, foram distribuídos brindes ecológicos desenvolvido pelas empresas participantes e um cartão educativo dos 5R’s para levarem para casa.

Realização: Piso Ambiental, Bar da Cocobongo, Saudemia, Don´ana, Tia Vet, Januário Bar, Farmácia Bernardes.

Apoio: Secretaria de Educação e Cultura, Programa Cidade Escola, Prefeitura Municipal de Alfenas.

 

Texto por Carolina Siqueira




One thought on “Ação do calendário socioambiental Eu Piso Verde 2018 realiza CINEVERDE em Alfenas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.