Escola de Alfenas participa de Projeto de Extensão do Curso de Geografia da Unifal

Unifal-MG recebe estudantes da escola municipal para a realização de atividades pelo campus II

A Escola Municipal Tereza Paulino participou de um Projeto de Extensão realizado pelo curso de Geografia da Universidade Federal de Alfenas, entre os dias 25 a 29 de julho. Segundo a SMEC – Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas, a importância dessa participação ocorre através do processo de aprendizagem cartográfica que é colocado pelo projeto aos alunos do 5º ano do Fundamental I.

A prática também fez parte da atividade realizada em duas etapas; a primeira Trabalho de Campo na Unifal, no Campus 2, e a segunda Mapeamento e construção de legenda, no Laboratório de Cartografia.

As atividades serviram para elaboração de materiais pelos alunos, onde puderam dentro da Unidade Educacional II – Santa Clara da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) conhecer o espaço e utiliza-lo para aprender um pouco mais sobre Cartografia e as Geotecnologias, através do reconhecimento do Município em que vivem.

Atividade de cartografia realizada durante o projeto de extensão (Foto: Divulgação/ASCOM)

A ideia do curso foi trabalhar o conceito de público explorando o espaço da Universidade, entre eles a Clínica de Fisioterapia, Biblioteca, Laboratório de Informática, Quadra e Observatório Astronômico e a área de preservação ambiental. Já no laboratório de Cartografia, os alunos receberam dois mapas em branco, um representando o espaço onde se localiza a Unifal Campus 2 e seu entorno, e outro representando a área central da cidade, a Prefeitura e Praça da Matriz.

Para a SMEC foi um importante passo também para os professores da Educação Básica, para que reflitam sobre a Metodologia de Ensino de Alfabetização Cartográfica, além de um caráter descritivo e de memorização.

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALFENAS

ASCOM – ASSESSORIA DE IMPRENSA

TELEFONES: (35) 3698-1303 / 98414-6721




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.