Folia de reis e cavalgada movimentam cidade do Sul de MG

Folia de Reis: Eventos culturais acontecem neste domingo (11) nas duas cidades

folia

Folia de Reis (Foto Reprodução)

Moradores do Sul de Minas têm pelo menos duas opções de eventos culturais neste domingo (11). Em Machado, um encontro regional de companhias de folia de reis começa logo pela manhã. Em Pouso Alegre, cavaleiros e amazonas se reúnem em uma cavalgada que deve passar pelo Centro da cidade e dura todo o dia.

Na cidade de Machado, companhias de Caldas, Poços de Caldas, Bandeira do Sul, Serrania, Carvalhópolis e Alfenas são aguardadas a partir das 11h em frente à Igreja dos Santos Reis. Uma missa está programada para as 16h. Um grupo de catira e outro de teatro também devem participar das festividades que marcam os 25 anos da igreja e celebram o reconhecimento da folia de reis como patrimônio cultural e imaterial de Minas Gerais.

A declaração da importância das companhias para a cultura mineira foi feita em janeiro de 2017 pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep). Um levantamento divulgado em 2016 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) apontou que há cerca de 1,5 mil grupos de foliões em pelo menos 285 municípios mineiros.

Já em Pouso Alegre, a concentração para a cavalgada começa às 9h na Avenida Antônio Scodeler, no bairro Faisqueira. O trajeto tem em torno de 15 Km e termina na Igreja de Nossa Senhora do Desterro, no bairro Cajuru, zona rural da cidade. A festa segue até às 18h com almoço e música no centro comunitário do Cajuru.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.