Parceria leva atendimento nutricional e sanitário para quase 15 mil alunos de Pouso Alegre

Parceria da Prefeitura com ONG e multinacional do ramo de alimentos leva atendimento nutricional e sanitário para quase 15 mil alunos de Pouso Alegre.

Parceria

Parceria leva atendimento nutricional e sanitário para quase 15 mil alunos de Pouso Alegre. / Foto: Assessoria de Comunicação

Representantes das 33 unidades de ensino da Rede Municipal participaram de uma formação sobre educação sanitária nesta terça-feira, 25, realizada pela Inmed, organização não governamental, sem fins lucrativos, que está desenvolvendo o projeto “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável” no município, beneficiando quase 15 mil alunos, em parceria com a Prefeitura de Pouso Alegre. Também estiveram presentes funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e da Superintendência Regional de Saúde.
O projeto, que teve início em julho deste ano, trabalha com foco em três vertentes, que são: inquérito nutricional, ações educativas e voluntariado.
Além da formação sobre educação sanitária, foi realizada reunião de apresentação com os pais, para coleta de autorização. Também aconteceu ação de voluntariado na Escola Municipal Antônio Mariosa, o CAIC Árvore Grande, quando funcionários da General Mills foram até o local e realizaram obras de manutenção.
Na etapa de inquérito nutricional, são realizadas as medições de altura e peso e exame de hemoglobina capilar, para detectar sobrepeso, baixo peso, obesidade, anemia ou risco para anemia. Os exames deverão ser coletados nas próximas semanas, por um biomédico da Inmed São Paulo. O resultado sai na hora e, se for preciso, após isso é feita a profilaxia com sulfato ferroso, que é um procedimento para prevenir e evitar doenças.
Alinhadas com as ações de saúde, acontecem ações educativas, com formações para professores, merendeiras e agentes comunitários de saúde, com temas de educação sanitária, nutrição, sustentabilidade e meio ambiente.
O projeto é patrocinado pelas empresas General Mills, do grupo Yoki e a United Way, captadora de recursos nos Estados Unidos da América (EUA). Além de Pouso Alegre, apenas outras duas cidades do Brasil, nos estados do Paraná e de Pernambuco, estão recebendo as ações.
Para a secretária municipal de Educação, Cleidis Regina Chaves Modesto, receber este projeto é muito importante. “A prefeitura está dando todo o apoio necessário para que o programa aconteça de forma qualificada. Somos gratos à Inmed pela parceria e sabemos que todos ganham com a ação. As crianças recebem atendimento e atenção diferenciadas, os pais podem ficar mais tranquilos sabendo que os filhos estão participando de atividades que serão levadas por toda a vida, os funcionários da Educação e da Saúde são capacitados e a empresa tem a oportunidade de contribuir com a formação de crianças que moram na cidade em que ela está instalada”.
Segundo Damiana Angrimani Bonavigo, Coordenadora de Projetos da Inmed, “os professores saem instrumentalizados para realizar ações educativas com as crianças. O objetivo é que o conteúdo chegue até as crianças, que são multiplicadoras dessas atividades em suas famílias e comunidades, por meio de ações educativas, para que mudem os hábitos a partir do conhecimento”, destaca.
A Inmed está presente no Brasil há 23 anos, realizando esse tipo de programa. A parceria com empresas é uma maneira de devolver para a cidade aquilo que ela ganha, como uma contrapartida social. O programa tem duração de dois anos, podendo ser renovado. Em Pouso Alegre o projeto é coordenado pelo biomédico Enio Eduardo Modesto.

Prefeitura de Pouso Alegre




Expresse sua opinião. Comente a matéria acima!