Deputado Emidinho Madeira apoia projeto ambicioso de distribuição de calcário

Iniciativa poderá se transformar em política de Estado

Projeto

Projeto que prevê distribuição de calcário gratuito sendo entregue ao Secretário de Estado de Agricultura (Foto: Reprodução)

O deputado Emidinho Madeira, membro da Comissão de Agropecuária e Agroindústria na Assembleia Legislativa de Minas e um dos deputados mais atuantes na defesa do produtor rural, apresentou, nesta quarta-feira, ao Secretário de Estado de Agricultura, Pedro Leitão, um projeto ambicioso que prevê a distribuição gratuita de calcário à pequenos produtores rurais. O projeto é do engenheiro agrônomo, mestre em sistema de produção agropecuária e supervisor pedagógico do Instituto Federal de Muzambinho, Altieres Paulo Ruela. Segundo afirmou o próprio deputado, seu mandato já é parceiro da iniciativa através da destinação de emendas e na mobilização regional. “Em primeiro lugar a gente parabeniza esta nobre iniciativa e nos colocamos à inteira disposição. Os técnicos do setor sabem da gravidade que se encontram os solos em nosso Estado, seja para a criação de gado ou implantação de lavouras. Alguns especialistas apontam que 70% das terras em Minas estão degradadas e precisamos mudar este panorama. O projeto do Altieres é revolucionário e não tenho dúvida de que, em breve, estaremos melhorando a qualidade vida de milhares de pequenos produtores rurais em diversos municípios”, disse o deputado Emidinho Madeira, que aproveitou para parabenizar o Instituto Federal de Muzambinho, na pessoa do diretor geral, professor Luiz Carlos Rodrigues. “Parabéns ao professor Luiz Carlos, ao pesquisador Altieres e a todos os envolvidos nesta grande empreitada de desenvolvimento regional”, disse o deputado.

De acordo com o Secretário Pedro Leitão, esse projeto é muito importante e necessário, e poderá se tornar até mesmo uma política de Estado. “Nós temos um problema grave no Estado com os solos degradados e precisamos resolver isso. O deputado Emidinho Madeira sempre nos traz demandas de grande importância e podem ter certeza que seremos parceiros. Apenas vamos estudar a maneira de nos organizarmos. Podemos até mesmo apresentar o caso à Codemig, mesmo porque se trata de desenvolvimento em âmbito estadual”, disse Pedro Leitão.

A elaboração do projeto surgiu a partir da necessidade de se fazer análises de solo. Segundo esclareceu o coordenador Altieres, em Muzambinho foi detectada uma enorme carência em analisar a terra, principalmente nas pequenas propriedades. “Com este levantamento nós constatamos que o problema não é somente local, mas também regional. Daí formulamos o projeto de criação de um silo de distribuição. O Instituto Federal destinou um local adequado já com todas as aprovações dos órgãos responsáveis e o deputado Emidinho Madeira tem sido nosso apoio não somente institucional, mas também com a indicação de recursos para que o projeto comece a funcionar. Várias prefeituras já sinalizaram positivamente a adesão. De agora em diante é somente questão de tempo para que a coisa funcione na prática. Nós agradecemos este apoio do deputado Emidinho Madeira que é uma pessoa que realmente veste a camisa do produtor rural”, relatou o supervisor.

Presente na reunião, o prefeito de Fortaleza de Minas, Denilson da Van, aprovou a iniciativa e disse que é uma ação que vai de encontro a uma das maiores necessidades dos pequenos produtores. “Em Fortaleza de Minas, também com o apoio do deputado Emidinho Madeira, distribuiremos até o final do ano 260 mil mudas de café. A distribuição de calcário é outra ideia de grande alcance e que irá surtir ótimos resultados. Tudo que for para melhorar a vida das pessoas tem nosso total apoio”, concluiu o prefeito.

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.