Senar Minas promove curso de “Classificação e Degustação de Café”, em Alfenas

O curso faz parte do programa de Formação Profissional Rural do Senar e reuniram produtores, trabalhadores rurais, profissionais da área.

degustacao-classificacoa-cafe

Senar promove Curso “Classificação e Degustação de Café / Foto: O Melhor do Sul de Minas

Durante a semana passada aconteceu, na cidade de Alfenas, o curso de degustação e classificação de Café promovido pelo SENAR/MG – Sistema Nacional de Aprendizagem Rural.

O curso faz parte do programa de Formação Profissional Rural do SENAR-MG, e reuniram produtores, trabalhadores rurais, profissionais da cadeia produtiva do café e estudantes da área, interessados em aprender sobre as características sensoriais do café, as técnicas de classificação e degustação empregados e, além disso, compreender o que diferenciar os cafés “commodity” dos Cafés gourmet e especiais.

As aulas aconteceram entre os dias 21 a 25 de Novembro, no Sindicato Rural de Alfenas com duração de 40 horas e foi ministrado pelo degustador Gilmar Reis Cabral,  que além de instrutor também é jurado nos concursos de cafés especiais.

De acordo com Cabral o produtor precisa conhecer a qualidade do seu café, a bebida que ele origina e as possíveis falhas do manejo. “Conhecendo melhor o seu produto, cafeicultores podem melhorar o manejo a fim de incrementar seus lucros.”

senar-alfenas

Alunos do curso e Instrutor Gilmar Reis Cabral / Foto O Melhor do Sul de Minas

A presença de diferentes profissionais promoveu uma rica troca de experiência entre alunos e instrutor, e o grupo teve a oportunidade de classificar e degustar cafés de diferentes qualidades e origens. O curso se baseia na Classificação Oficial Brasileira- COB, oferecendo noções básicas sobre qualidade do café.




11 thoughts on “Senar Minas promove curso de “Classificação e Degustação de Café”, em Alfenas

Expresse sua opinião. Comente a matéria acima!